
A termografia é um tipo de manutenção preditiva que tem como objetivo identificar pontos quentes em dispositivos e equipamentos através de raios infravermelhos. Ela é feita com uma câmera termográfica que emite raios infravermelhos e gera “imagens térmicas” (termogramas).
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. A vantagem está justamente no fato de que a inspeção é feita com os equipamentos em análise funcionando normalmente, sem nenhuma interferência em seu funcionamento. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.
Um equipamento com temperatura excessiva pode causar dano ao componente, acidentes e até incêndios nas instalações. Com isso, a termografia, evita paradas não programadas, garante a segurança dos colaboradores e também evita custos inesperados de troca ou recuperação dos componentes e das instalações.
A termografia deve seguir as seguintes normas:
ABNT NBR 15424:2010 - Ensaios não destrutivos
ABNT NBR 15572:2008 - Ensaios não destrutivos
ABNT NBR 15718:2009 - Ensaios não destrutivos
ABNT NBR 15763:2009 - Ensaios não destrutivos
ABN NBR 15866:2010 - Ensaios não destrutivos