A análise de óleo isolante é uma medida preventiva, não destrutiva, que pode informar sobre o estado de conservação do equipamento. Através da retirada de pequenas amostras de óleo, realiza-se a análise físico-química e cromatográfica e de teor de PCB.
Na análise físico-química são verificadas as características do óleo que indicam propriedades isolantes.
Na análise cromatográfica são verificados os índices percentuais de gases dissolvidos que podem indicar problemas no transformador.
Na análise do teor de bifenilas policloradas (PCB) por cromatografia gasosa, é determinado o nível de substâncias contaminantes.
A análise de óleo é feita em transformadores de potência, transformadores de potencial, transformadores de corrente, disjuntores e capacitores que utilizam o óleo mineral como meio isolante, para se determinas o seu estado de conservação. A análise deve ser feita periodicamente (normalmente uma vez por ano) com o intuito de se acompanhar a evolução do equipamento analisado.
A análise é fundamental como ferramenta de análise preventiva, fazendo com que o gestor dos equipamentos possa tomar as providências em tempo hábil.
O resultado das análises pode levar a tomada de atitudes como o uso de filtro termovácuo e regeneração do óleo ou até a sua substituição.